quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Médicos Cubanos – Socialismo – Política – Militância – Tudo ao mesmo tempo agora!


"Nós somos médicos por vocação, não por dinheiro, não nos interessa o salário, fazemos o trabalho por amor."
A afirmação é do médico cubano Nelson Rodriguez, 45 anos, que chegou no sábado (24.08.2013), ao Recife, e logo foi questionado sobre o salário que receberá pela atuação no Brasil através do programa Mais Médicos.


A vinda dos médicos Cubanos para o Brasil, reacendeu um sentimento que vivo desde adolescência, que diz respeito à forma com que vejo o mundo e conduzo minha vida.

Em meio à polêmica do programa Mais Médicos, o médico cubano Nelson Rodriguez, sai com a frase destacada acima, e coloca um grande ponto de interrogação na cabeça de todo mundo. Pelo que lutamos?

Quando comecei a formar minhas convicções socialistas, era adolescente, e devorava tudo que é livro e texto que chegava as minhas mãos. Queria ter convicção do que defendia, pois como dizia Che: “É preciso forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário”.  Após ter ficado afastado da militância partidária, por 11 anos, me filiei no PSB, com o intuito de seguir minha missão revolucionária, forjando, diariamente, meu espírito, mas, mais do que isso, cativar outras pessoas para a luta em defesa de uma sociedade melhor.

Confesso que o quadro político brasileiro não é nada animador, pelo contrário, é desanimador! Os partidos, em sua esmagadora maioria, sequer cumprem o que está escrito em seu programa, e não seduzem ninguém a se aproximar.

Assim como meu espírito revolucionário e socialista, também tenho de forjar, diariamente, as convicções de que escolhi o partido político certo para militar. Ter a certeza de que o PSB é o melhor caminho, é uma busca diária, que faço com dedicação, procurando contribuir, nas instâncias do partido, para que possamos ser o espaço socialista daqueles que não se movem, única e exclusivamente, pelo dinheiro, e sim pela certeza de que temos algo mais por fazer, além de produzir, armazenar e gastar capital.

Dar sentido a Vida, além do valor monetário dela, é o que move idealistas como eu. Por isso, estou utilizando as ferramentas que a internet me proporciona, para difundir minha forma de pensar e minhas crenças.

Foto tirada por minha filha Renata Neglia

Dia destes, minha filha caçula postou uma foto, no Instagram, de um cantinho da estante da minha sala, onde está uma foto do comandante “Che Guevara”, que me foi presenteada pelos amigos Régis e Cibele, e uma “Matrioshka”, com a imagem de Lenin, que trouxe de Moscou. Dias depois minha esposa me perguntou quem era Lenin, pois, neste período todo em que ela enfeita nossa estante, jamais ela se interessou em saber quem era ele, só sabia que devia ser alguém “importante”. O questionamento dela me fez perceber o quanto é importante que conversemos sobre o assunto, e estudemos sobre ele.

Resolvi pegar a “matrioshka” que contém a imagem dos “presidentes” da antiga União Soviética, de Lenin a Gorbatchev, e viajei no tempo, me veio à memória todo o aprendizado, a percepção que tinha na época, os sonhos, a coragem, pois, como dizia outra frase do comandante: “ser jovem e não ser revolucionário, é uma contradição genética”, mas veio também a necessidade de revisão de alguns conceitos e entendimentos, pois lendo hoje, a mesma coisa que li no passado, produz um outro efeito. Por isso, resolvi que deveria reler, reestudar e repensar sobre isso, e também que deveria compartilhar, principalmente minhas reflexões.

Foi para dividir minhas opiniões e reflexões, que resolvi criar este Blog, para ser um espaço só sobre política, já que possuo um blog onde falo sobre tudo, e espero que, juntamente com a página no Facebook, ele seja um lugar para compartilhar um pouco do que penso sobre política, para falar sobre minha militância partidária, nossas lutas diárias, sobre o socialismo, através de textos meus ou de outras pessoas, reproduzidos dos documentos do partido que, através da Fundação João Mangabeira, produz muita coisa boa e interessante, enfim, onde mais consiga encontrar.

Conto com a colaboração de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário